Agora que já explicamos o que é o Retail Design, nada melhor do que mostrar na prática, em exemplos e cases como funciona e o diferencial que traz para as marcas que apostam neste caminho.
Seja no mercado nacional ou internacional, o que não falta são ideias inteligentes e conceitos alinhados à estratégia que funcionam como ferramenta para o sucesso e conversão de vendas.
Happy Potter
Experiência que se traduz em vendas. A loja do Harry Potter em Nova York é uma verdadeira imersão no universo da magia.
Através do download de um app personalizado, você tem acesso a lições e aprendizados, pode experimentar adereços de personagens queridos e até duelar com outro “mago” usando uma varinha interativa. Itens usados nos filmes estão espalhados por toda a decoração da loja, entre os displays de produtos, tornando tudo ainda mais autêntico.
Cansei de Ser Gato
A CDSG é uma marca que surgiu no digital e migrou para o físico. Com um senso de humor característico, personagens queridos pela audiência e uma base fiel, ela ganhou destaque e acabou sendo adquirida pela PETZ.
Sua primeira loja, situada na Augusta, foi pensada de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes. Da escolha de materiais, à estética moderna e urbana, mobiliário e cores, tudo é um convite para a interação. Tendo em mente a importância de cultivar a conexão emocional já existente entre os consumidores antigos e despertar este sentimento nos novos, a loja é um reflexo da identidade da marca e traz em destaque seu personagem mais famoso: Chico.
Samsung 837
Localizado em Nova Iorque, o espaço é focado inteiramente na experiência de consumo, ao ponto de que nada na loja está à venda.
Com uma tela gigantesca que se espalha pelos três andares, unindo cadeiras idênticas a assentos de salas de cinema premium, é usado para diferentes eventos promocionais e até livestreaming.
Seu approach único à experiênciaXvendas, permite que o cliente descubra tudo o que a marca tem a oferecer de VR a produtos inteligentes para a casa.
Destaque para a galeria que mostra trabalhos colaborativos com artistas que usam e combinam técnicas e tecnologias da marca. Criando um ambiente que mistura espelhos e telas, em um resultado extremamente instragramável.
Lush
Maior loja da marca no mundo, a flagship de Londres tem três andares inteiramente dedicados à experimentação e exploração. Com um spa no térreo, os consumidores podem testar os produtos de beleza eticamente produzidos da marca e conhecer o Hair Lab, focado em produtos para hair care.
Um grande diferencial não só dessa, mas de todas as lojas LUSH é a quantidade de conhecimento dos funcionários (capacitação e investimento no capital humano da marca), podendo oferecer desde as melhores promoções até explicar ingredientes e suas funcionalidades.
Outro grande diferencial é a presença de produtos exclusivos, que não estão disponíveis em nenhuma outra loja da LUSH, trazendo fãs da marca de diferentes lugares para conhecer e experimentar.
Original Penguin
A missão de traduzir o DNA de uma marca multinacional como a Original Penguin, em um conceito único em seu espaço no Morumbi Shopping.
Da imersão e pesquisa sobre a identidade das outras lojas ao redor do mundo, até o projeto conceitual, já com Visual Merchandising e comunicação visual inseridas, todas as etapas foram pensadas tendo o cliente e a jornada de compra como foco.
As icônicas listras das polos da marca, serviram de inspiração para o painel luminoso que transita da entrada até o fundo da loja.
Exemplo de que detalhes fazem a diferença e que uma ideia bem executada é sinônimo de sucesso e conversão em vendas.
Nike
A loja da Nike localizada no SOHO em Nova Iorque tem mais de 4.6545m² espalhados em cinco andares numa das localizações mais badaladas da cidade.
Exemplo de jornada de compra imersiva, onde os clientes têm a possibilidade de testar produtos nos mais variados ambientes, de esteiras a quadras de basquete.
Usando a tecnologia a favor do resultado, câmeras gravam os movimentos dos consumidores no app Nike+, onde eles podem analisar melhor e tomar decisões informadas sobre a performance de cada produto e sua compra.
Ainda no tema de capacitação e investimento em jornadas de consumo personalizadas, lá, os atendentes têm acesso a informações que mostram quais experiências e produtos foram testados por último por cada cliente, ajudando na sugestão de produtos.
Apesar do design ser um grande atrativo, é o fator de experiência que diferencia esta das demais lojas da Nike.
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