NRF: Previsões, apostas e tendências

Tudo o que você precisa saber sobre a maior feira do Varejo mundial

Com mais de 350 palestrantes e profissionais do mundo todo, em busca de aprendizado e oportunidades de networking, o evento traz as principais tendências em tecnologia, gestão e negócios de varejo.

Algumas das pautas que mais se destacaram na edição de 2023 foram questões como facilidade para comprar, variedade de produtos para escolha, personalização de atendimento e jornada de compra. Critérios já conhecidos mas que desempenham um importante papel em moldar as tecnologias do futuro.

 

Experiência de consumo

Apesar da importância da integração entre espaços físicos e digitais, as lojas físicas (diferente do que se falava anteriormente quando especulava-se o fim do varejo brick-and-mortar) se provam grandes atrativos aos consumidores.

Mas é necessário entender o novo perfil de consumo que exige experiências cada vez mais personalizadas, fazendo que o varejista volte a sua atenção para investimentos na loja física, facilitação de jornada de compra, telas interativas, atendimento low-touch e personalização de produtos. Quanto mais agradável e mais tempo for possível manter o consumidor em um estado emocional, sem fricção, é o ideal.

 

Tecnologia em prol do resultado

A coleta de dados, com o objetivo de oferecer uma experiência de compra personalizada e mais assertiva, foi um tema citado repetidamente durante a feira. A análise de dados é cada vez mais um componente essencial à execução. Quando o foco no consumidor se torna objetivo de um negócio, é necessário entender sua audiência e antecipar suas expectativas e demandas. Pense em modelos de loja One-Stop-Shop que reúnem tudo o que o consumidor precisa em um único local. A agilidade e a facilidade, tendo em mente o cliente como foco, são resultado de uma coleta inteligente que oferece apenas o relevante para seu público.

 

A importância dos valores e a nova sustentabilidade

O consumidor de hoje, principalmente a geração Z (que vai representar 30% da força de trabalho global até 2030), traz uma demanda crescente de práticas sustentáveis, éticas e os valores/ideais que uma marca defende e abraça fazem toda a diferença no momento da compra.

É uma geração que não aceita greenwashing e políticas de sustentabilidade vazias. A convergência de crises, econômica, ambiental e geopolítica, tornam o desperdício simplesmente inaceitável. Mais do que nunca se questiona a vida útil e a relevância de uma compra, além do grande crescimento da economia circular (resale, reuse, rethink). As marcas têm que ver além da produção e pensar em serviços que podem ser oferecidos para aumentar a vida útil de um item, tornando justificável e ética a sua aquisição.

 

O futuro é agora: Metaverso, NFT e AI

Mesmo com as incertezas que circulam no metaverso, esse espaço virtual permanece no radar do varejo como um canal de novas possibilidades e fonte de lucro. Com a previsão de que o online e o offline se tornem cada vez mais uma única coisa para as futuras gerações, grandes players dos mais variados segmentos tem investido pesado no mercado de games e na criação de itens únicos, criados colaborativamente e que falem com a necessidade de expressão e individualidade.

Cada vez mais as práticas criativas têm sido revisadas por inteligência artificial, e até 2025, as marcas e o consumidor estarão mais familiarizados com a tecnologia. A imaginação será a chave para as empresas durante esse período de transformação e será usada para criar uma nova era de produção criativa e narrativa.

A NRF 2023 apresentou painéis, profissionais e ideias que ajudam na preparação pela busca do sucesso. Enfrentando um mercado volátil e desafios sem precedentes, a necessidade do momento é navegar pelos comportamentos de consumo e condições econômicas em rápida mudança e ficar à frente do jogo.

A Engage acredita que o conhecimento faz a diferença, e convidamos você a acompanhar nosso blog onde compartilhamos o que há de mais relevante atualmente para o universo do Retail Design & VM.

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