Varejo: o retorno da Flagship & novos formatos Spin-off

Os varejistas precisam aprimorar as experiências de compra, criando momentos memoráveis e retomando a prática de contar histórias dentro de seus espaços físicos. É essencial priorizar a experiência do cliente, indo além da simples transação de venda. Com o aumento da inflação, a rápida digitalização e a diminuição da confiança nas instituições, os formatos de varejo focados em serviços e as lojas que promovem interações sociais alinhadas às novas prioridades dos consumidores em relação aos valores serão cruciais para se manter vivo e competitivo. Uma pesquisa recente realizada pela Square nos EUA revelou que 94% dos varejistas planejam ampliar a experiência de consumo em suas lojas, outro dado divulgado pelo Office for National Statistics do UK mostra que as vendas online permaneceram estáveis nos últimos 12 meses. Embora o e-commerce continue a ser uma opção conveniente, ele não consegue rivalizar com a experiência emocional e compartilhada das compras pessoais oferecidas pelo varejo físico.

Por esse motivo, quero reforçar dois principais pilares que enxergo como foco para os próximos anos: o retorno das flagships e as lojas spin-off (termo utilizado para designar aquilo que foi derivado de algo). 

A VOLTA DAS LOJAS NO FORMATO FLAGSHIP

No maior varejo do mundo (EUA), após a pandemia, os varejistas estão focando em reduzir e otimizar suas redes de lojas, fechando locais com baixo desempenho e reformando as lojas existentes em vez de expandir. O mercado de luxo especialmente está investindo em grandes lojas principais para obter margens mais amplas e controle total da marca.

Olha que interessante, a Tiffany & Co reabriu sua flagship com mais de 10.000,00 m2 em Nova York, chamada The Landmark, após quatro anos de reformas. 

Recentemente vimos a marca brasileira Farm abrir a sua Flagship com 260m2 em Paris.

Percebe-se uma mudança no modelo de negócios do varejo, que anteriormente se baseava na expansão através da abertura de um grande número de lojas dispersas. Agora, há um enfoque em um menor número de lojas, porém com conceitos mais sofisticados e experiências enriquecedoras.

LOJAS FORMATO SPIN-OFF

Varejistas estão investindo em lojas spin-off independentes para ampliar sua base de consumidores, capitalizar em categorias específicas ou focar em grupos demográficos específicos. O conceito de spin-off está se tornando popular entre varejistas tradicionais e marcas estabelecidas que desejam expandir seu público, entrar em novos setores ou revigorar sua imagem. Essas lojas spin-off são projetadas para atender aos gostos, interesses e ambientes dos consumidores, proporcionando uma experiência de compra mais customizada e focada. 

Recentemente, a Nike abriu a primeira loja exclusiva da marca Jordan no Japão, chamada World of Flight. 

 

No Brasil a Aramis que está reformando suas lojas em todo o Brasil, buscando um ambiente mais convidativo e com mais experiência, a mesma abriu a primeira loja Spin-off da marca, a Aramis Urban Performance em Recife. 

É imprescindível repensar do varejo pós-bloqueio, para criar conexões emocionais e investir no espaço físico como chave para o crescimento contínuo, permitindo o compartilhamento da comunidade, interação social e altruísmo através do retail design e iniciativas de retail marketing. O espaço deve ser utilizado para revitalizar a imagem da marca.

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