Após a imersão ao projeto e na distribuição de seu layout, começamos a pensar no desenvolvimento da comunicação visual. Utilizando a identidade visual da marca, criamos as comunicações com uma estética que adequasse no conceito arquitetônico. As comunicações foram desenvolvidas de acordo com as medidas dos móveis, utilizando o material de manta magnética para facilitar as diversas trocas durante o funcionamento da loja. O resultado:
Após a finalização do projeto de comunicação visual, começamos o que chamo de “TCC do VM”, o manual de diretrizes de VM para a marca. Passamos pelo branding, categorias de produtos, importância do VM, diretrizes, estudo de capacidade, precificação, manequins, caixa, trilha sonora, provadores e iluminação. Toda a construção do manual foi realizada pela Engage, das diretrizes ao trabalho gráfico. Tudo foi desenhado do zero, utilizando poucas fotos para não datar o material. Um pouco do resultado:
Após a construção do manual de visual merchandising, focamos na última etapa: a montagem da primeira loja da Fila do Brasil. Foram 4 dias de muito trabalho, inserindo todas as diretrizes de VM desenvolvidas no manual.
A abertura foi um sucesso, e após esse projeto, participamos de mais 3 aberturas (São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza), para consolidar as diretrizes e todos os materiais que foram desenvolvidos. E como última missão, treinamos um profissional de VM contratado pela marca, para dar continuidade a base sólida que já havia sido desenvolvida pela Engage.