Projeto conceito de lambes, gin comemorativo e protocolo de reabertura do Bar Astor
A CIATC (Companhia Tradicional do Comércio) representa um grupo seleto de marcas no mercado gastronômico no cenário nacional, entre elas Bar Astor, Ici Brasserie, Bráz, Bráz Eléttrica, Pirajá e Bar Original. Durante a pandemia com seus bares e restaurantes fechados, a Engage foi chamada para desenvolver alguns projetos para a reabertura das casas, vamos destacar nesse artigo o projeto do Bar Astor.
Briefing sobre o Projeto:
1. Nova coleção de imagens (lambes) institucionais com assinaturas Bar Astor e Astor em Casa para serem desdobradas em embalagens, menus e PDV.
2. Projeto para reabertura com todos os protocolos de distanciamento e higienização. Iniciamos a concepção criativa com o novo conceito das imagens institucionais e projeto Astor em casa. Na concepção criativa, resgatamos referências do conceito da casa, com destaque para boemia, drinks e o diferencial do Bar: o atendimento, representados pelos garçons.
Com a criação da nova coleção de imagens, desdobramos todo o conceito para diferentes embalagens do delivery/take away.
Após o conceito desdobrado nas embalagens, partimos para o menu no formato do jogo americano, facilitando os pedidos dos clientes e evitando que o cardápio passe de mão em mão nesse momento complicado da pandemia.
Concluindo o primeiro projeto , estendemos a coleção de imagens para o PDV, em ponto estratégico do salão e fachada.
Para o segundo projeto de reabertura da casa, com todos os protocolos de distanciamento social e higienização, iniciamos com uma base de pesquisa e imersão na identidade visual da marca. Focamos na organização do fluxo de entrada utilizando a fachada e trazendo a identidade das casas nas peças criadas. Iniciamos com o desenho do púlpito fugindo do formato convencional de madeira, para um elemento mais industrial, utilizamos adesivos nos pisos para controle de distanciamento.
Após a construção do púlpito, começamos a estudar a jornada do cliente e como ficaria a organização dos três projetos que estão funcionando simultaneamente na casa: delivery, take away e o salão com a sua capacidade reduzida.
Além das divisões bem definidas dos setores para o atendimento, inserimos adesivos nos pisos, para orientar o distanciamento de clientes e também dos motoboys.
Para as área internas (banheiros), estendemos a identidade visual do branding Astor para as comunicações de higienização de “lave as mãos”.
Na reabertura da casa, o UOL e a Folha visitaram a casa e fizeram uma matéria colocando o Astor como um ótimo exemplo de organização para a reabertura de um bar.